A responsabilidade social empresarial é a característica de uma empresa cidadã,inserir a postura ética e social para a empresa.Muitas empresas enxergam a responsabilidade social como um conjunto de atitudes “maketeiras” com a finalidade de apenas angariar imagem e público,outras enxergam planos e projetos que resultem em melhorias realmente sociais.
O planejamento e a melhoria resultante da ação de uma empresa comprometida com o social,sem visar somente o retorno mercadológico,é um caráter mais valorizado pelo consumidor.Atualmente, o consumidor é mais informado e preocupado com as disparidades sociais de sua sociedade.
O mercado está na sociedade,um mercado justo é fruto de uma sociedade sadia e consciente de seus direitos.Até a década de 90,havia a percepção de que o Estado deveria se responsabilizar sozinho pelo desenvolvimento social;a partir dos anos 90,fortaleceu-se a idéia de que todos os setores deveriam participar da construção de uma sociedade mais justa.
Na sociedade o indivíduo é considerado um cidadão; no mercado,o indivíduo é um consumidor.Através de investimento social corporativo,a empresa contribui em causas e projetos,nem sempre o investimento é disponibilizado em espécie(dinheiro),mas também através de permutas,ferramentas e serviços específicos.Muitas empresas atuam em fundação ou instalações próprias,ou investindo em parceria com ong´s.
As ong´s (organizações não-governamentais) recebem verbas de empresas responsáveis e, em casos específicos,de governos ,desde que não haja fomento eleitoreiro.Porém há as ong´s e as instituições independentes,que levantam as suas próprias verbas.
As ong´s complementam o que é de competência do Estado,resultando em benefício público comum a todos.Para entendermos melhor o assunto,colocamos no final deste texto alguns conceitos técnicos de responsabilidade social.
Gestão Social : Todo indivíduo tem direito à palavra.Fundamentada na solidariedade e na justiça social.
Gestão Estratégica: Conjunto de ações para se manter no mercado e vencer o concorrente;fins mercadológicos.
Classificação do Setores:
Primeiro setor: Estado,Poder público;
Segundo setor: Iniciativa privada,empresas;
Terceiro setor: Ong´s,instituições sociais sem fins lucrativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário